Todas as coleções
Módulo NOTAS FISCAIS
NFE - COMO EMITIR UMA NOTA FISCAL DE VEÍCULO
NFE - COMO EMITIR UMA NOTA FISCAL DE VEÍCULO

a seguir você vai conferir o passo a passo de como fazer uma nota para veículo, seja venda, compra etc...

Michel de Brito avatar
Escrito por Michel de Brito
Atualizado há mais de uma semana

Para você emitir notas de veículos no seu sistema, seja ela de compra, venda, estorno, devolução etc... é só acompanhar o vídeo explicativo a seguir, ou acompanhar o texto com o passo a passo após o vídeo.

Para acessar o módulo de emissão de notas fiscais primeiro você clica em NFE no alto da sua tela

Em seguida, verá o monitor de notas do sistema, onde todas as notas emitias serão exibidas, nessa tela você em NOVA NFE +

*IMPORTANTE: Sempre será necessário você realizar o cadastro do veículo antes de iniciar o preenchimento da nota

A nota vai basicamente vai ter três blocos de preenchimento, CABEÇALHO, DESTINATÁRIO E ITENS, vamos ver a seguir como preencher ada um desses blocos de dados a seguir:

  1. CABEÇALHO

Aqui você vai definir a loja que está emitindo a nota, se é uma nota de entrada, saída, devolução etc... a seguir vamos especificar os campos, pois é comum eles causarem dúvidas de como devem ser preenchidos nos momentos de gerar as notas fiscais; vamos aos campos:

  • Data da nota: No sistema é possível você definir a data de emissão, isso possibilita que emita notas com datas retroativas, mas atenção para o limite que o SEFAZ do seu Estado condiciona para isso, pois existem Estados que permitem gerar notas com até 30 dias retroativos, outras 10 e assim por diante.

  • Empresa: Como no sistema você pode ter mais de uma loja para emitir a nota, aqui você escolhe qual loja está gerando a nota

  • Tipo de operação: Aqui você vai definir se a nota será de entrada ou saída, exemplo, se é um nota em que a loja está comprando o veículo, será entrada, e nas vendas realizadas no estoque, saída.

  • Natureza da operação: Nesse campo é informado e descrito a operação comercial do produto/veículo

    OBS: Caso a natureza de operação que precise colocar na nota não esteja aparecendo, pode chamar a equipe de SUPORTE NO CHAT, que vamos cadastrar essa natureza para você 😁

  • NF-e Finalidade: Aqui você insere a finalidade da nota, se ela será normal (operação de compra e venda), devolução (devolução de compra, venda e consignação) e ajuste e complementar (Operações geralmente usadas para notas de ajuste de tributação, seja no movimento todo de emissões da loja, ou até mesmo, para corrigir a emissão de uma nota em específico)

  • Indicador de presença: Nesse campo você pode indicar se a operação que está fazendo é presencial ou não; isso vai interferir onde precisa fazer uma nota para destinatário interestadual, mas devido a operação ser presencial, o uso de CFOP estadual pode ser usado.

  • Destino da operação: O campo de destino da operação, você vai marcar se a nota será estadual ou interestadual, exemplo: se o destinatário tem endereço em Estado diferente do seu, a operação vai ser sempre INTERESTADUAL, e quando no mesmo Estado é ESTADUAL.

  • Observações: Por fim, o campo de observações vai permitir você inserir textos para que fiquem gravados no campo de dados adicionais da nota, ele fica no rodapé da DANFE. Pra fica mais fácil de visualizar, segue a imagem de exemplo a seguir:

2. DADOS DO DESTINATÁRIO

O grupo de informações de destinatário, você vai preencher com os dados de quem vai receber a nota que está emitindo, em uma nota de compra será seu fornecedor, e uma de venda será seu cliente.

quando você começar a digitar o nome do destinatário, o sistema automaticamente vai pesquisar ele no seu cadastro de clientes e fornecedores, mostrando os resultados encontrados, para inserir ele basta clicar em cima como a imagem de exemplo a seguir:

Caso o destinatário da sua nota ainda não tenha cadastro, você vai clicar no botão NOVO + para realizar o cadastro 😁

LEMBRE-SE sempre de que, os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório. isso vale para todos os campos que existem na tela de emissão da nota fiscal.

*IMPORTANTE: Caso o seu destinatário seja PRODUTOR RURAL, e ele tenha que sair na nota com esse status, é só marca na opção PRODUTOR RURAL no fim do formulário como SIM.

3. DADOS DA TRANSPORTADORA

Esse campo se destina a inserir a transportadora que vai fazer o transporte do veículo ou produto da nota.

Geralmente quando existe a contratação de uma empresa que realizará o transporte do item da nota, eles obrigam o emitente a discriminar os dados do frente com os dados da empresa que fará o transporte.

Para isso deixamos disponível o campo de dados da transportadora, onde você consegue preencher com os dados da empresa que fará o frete,

Existe várias opções, pois todas elas são passíveis de ocorrerem quando se trata do frete, ele pode ser por conta de terceiros, da loja, do destinatário etc.. Deixamos todas as opções disponíveis para que possam ser utilizadas.

4. ITENS

Aqui você vai inserir o veículo ou produto da nota a ser emitida, lembrando que, você pode colocar vários veículos e vários produtos em uma só nota.

Para adicionar o veículo é só você clica em cima de ADICIONAR VEÍCULO e o mesmo serve para um PRODUTO.

Ao clicar em ADICIONAR VEÍCULO você vai ter essa tela de preenchimento:

Os principais campos de preenchimento são:

  • Configuração Fiscal: Nesse campo você vai inserir o CFOP da operação, se trata-se de uma venda de veículo por exemplo, você vai poder usar o 5102 ou 6102 geralmente, se é uma compra, já pode ser usado o 1102 ou 2102. É MUITO IMPORTANTE você sempre verificar com sua CONTABILIDADE qual código vai usar nas suas operações, isso porque são inúmeros os códigos que podem ser usados e apenas a sua contabilidade consegue saber qual adequa-se melhor ao seu método de trabalho.

  • Veiculo: SEMPRE SERÁ NECESSÁRIO você cadastrar antes o carro no seu sistema para fazer a adição do veículo. para que não ocorra erro na emissão.

    Assim quando começar a colocar a placa ou descrição do carro, o sistema vai mostrar os veículos cadastrados no sistema para você selecionar, segue imagem de exemplo:

    Repare que ao fazer esse processo, o sistema já vai quase todos os campos para, só ficará faltando o de NCM, e valores do carro.

  • Descrição do item: Aqui você verá a descrição do veículo, o campo é todo editável, assim sendo, você pode editar carro, para que na nota fique constando o que você precisa que saia.

  • Descrição complementar do item: As informações que constam nesse campo funcionam da mesma forma que no campo de descrição do item, o sistema já carrega algumas informações do carro que estão cadastradas no sistema, mas você pode editar elas e adicionar ainda mais informações.

  • NCM: Esse campo é para a inserção da Nomenclatura Comum do Mercosul, é um código de que cada produto tem, sendo esse igual em todos os países que fazem parte do Mercosul. Para consultar a tabela com os principais códigos é só clicar AQUI. (colocar link do artigo com o ncm)

  • Valor do Veículo: Nesse campo você vai inserir o valor que deve sair o carro na nota fiscal, por exemplo, em uma nota de venda, será o valor de venda do veículo, e na de compra, o valor que foi pago no veículo.

  • Valor de entrada: Aqui você vai colocar o valor de custo do veículo, o valor que ele entrou no estoque. Esse campo com o valor do veículo, são muito importantes, pois é através deles que os cálculos de impostos são realizados, então sempre muito atenção a eles.

  • Veículo Usado: Esse campo serve para marcar se o carro que está sendo feita a nota é novo ou usado. Quando marcado que é novo, o sistema vai abrir uma série de campos para que seja inserido os dados do carro novo. Isso é necessário porque no momento de ser gerado o documento no Detran, esses dados são necessário para ser gerado o documento. Assim sendo, se tratar-se de um veículo novo, mas que não necessite de documentação, pode deixar marcado como USADO.

  • DADOS TRIBUTÁRIOS: Esses campo será exibido assim que marcar se o veículo é novo ou usado.

    Aqui vai carregar o cálculo que foi feito para os impostos da nota, lembrando que essa conta é feita segundo o que seu contador determinou. Assim você consegue ver o que será gerado de impostos caso você e envie a nota fiscal.

    Você poderá editar esses valores de impostos, para isso você precisa apenas clicar na opção DESEJO ALTERAR IMPOSTOS DO ITEM, conforme na imagem a seguir

Assim você consegue editar os impostos que vão sair na nota.

Depois de preencher os campos será necessário você clicar em GRAVAR ITEM.

Sempre que precisar, você consegue excluir ou editar o carro ou produto 😁, para isso basta clicar na mesma linha do item em ações.

Estando tudo certo você poderá ver como ficará a nota na versão impressa clicando em PRÉ-VISUALIZAR A DANFE

Você pode também, deixar essa nota salva, para só enviar ela mais tarde, caso não tenha certeza de alguma informação que deva sair na nota

Por fim, se estiver tudo certo, basta clicar no botão de GRAVAR E TRANSFERIR

Após fazer isso sua nota será enviada ao SEFAZ para que seja autorizada, você conseguirá ver ela na tela principal de NFE, ela vai abrir automaticamente para você após o envio.

Dúvidas, ficamos à disposição

Respondeu à sua pergunta?