Passar para o conteúdo principal

Financeiro - Como Incluir um Título a Pagar ou a Receber

Como cadastrar um título a pagar ou a receber no financeiro

Robson Marchetti avatar
Escrito por Robson Marchetti
Atualizado há mais de 2 meses

No vídeo abaixo explicamos como incluir um título a pagar e a receber no financeiro da sua loja. 

Muitos títulos já são inseridos automaticamente pelo sistema quando, por exemplo, é feita a entrada de estoque de um veículo ou a venda também.

Porém, existem outros compromissos que podem ser inseridos manualmente, como pagamentos de água, aluguel, salários, despesas gerais, etc.

Para realizar o processo, pode acessar Menu → Financeiro → Incluir movimentação ou então clicar em "Novo +" dentro do módulo:

Criar uma transferência

Dentro do financeiro é possível realizar transferência de valores entre as contas correntes cadastradas, para isso basta definir a operação do título financeiro como "Transferência", e então definir uma data onde ocorreu a transação, conta origem e conta destino

Também é possível adicionar maiores informações na descrição e um marcador. Assim que salvo, serão criados dois títulos, um de despesa, subtraindo o valor da conta de origem, e outro de receita, somando o valor para a conta de destino.

Criar uma conta a pagar/receber

Em relação aos títulos a pagar e a receber dentro do financeiro, os mesmos são definidos no momento da criação, selecionando a operação conforme a finalidade desejada. Vale lembrar que as categorias financeiro mudam conforme qual operação foi selecionada.

Durante esse cadastro, é possível definir posições, que seria uma forma de organizar/agrupar os títulos no financeiro, como por exemplo, definir na posição 5 os títulos que são contas fixas da loja

Também é possível definir uma pessoa como solicitante ou autorizador nesses dois campos, que são opcionais:

Na linha de baixo são definidas informações como data de vencimento, o mês de referência da despesa/receita, número de documento, que pode ser algum número referente à nota fiscal, pagamento bancário, etc.

Também é definido o valor desse título financeiro.

Dados como descrição e observações da movimentação podem ser inclusos logo abaixo, além da forma de pagamento/recebimento do valor, que ao ser selecionada, envia o título já baixado ao financeiro:

O checkbox "Este título é uma despesa?", quando selecionado, envia o valor ao relatório nº 24 - Demonstração de Resultados no Exercício (DRE), você pode conferir melhor como o mesmo funciona clicando AQUI!

E então, podemos definir um título como recorrente, que seria um valor que é gerado diversas vezes, como alugueis da loja, e realizar a baixa desse valor, caso já tenha sido recebido/pago.

Durante a baixa, é necessário definir uma data onde ocorreu o pagamento/recebimento e a conta corrente em questão:

Além disso, é possível aplicar valores de multa, juros ou descontos, que vão impactar no valor total do título.

A opção de "Conciliado" pode ser selecionada em casos onde essa movimentação se encontra concluída, e o valor já foi devidamente descontado ou recebido da conta bancária.

E por fim, o marcador pode auxiliar em questões informativas, como um identificador desse título financeiro.

Criar uma recorrência

Ao informar um título como recorrente, marcando "Sim" nessa opção, são gerados diversos títulos conforme o período informado em "Frequência" e número de vezes definido:

Ao selecionar o checkbox "Gerar títulos na virada de cada mês?" o sistema vai gerar o valor mensalmente no financeiro, sem uma data de fim definida.

Obs.: ao criar a recorrência com o campo "Dar baixa" marcado como "Sim", todos os valores serão baixados junto com a criação no financeiro.

Para finalizar uma recorrência, você pode acessar os filtros do financeiro, e buscar pelos títulos pai, que seriam os títulos de origem de recorrência:

Clicando na descrição do título, serão exibidos os dados da recorrência, e por ali é possível finalizar a mesma:

Temos também um vídeo exemplificando como realizar as movimentações dentro do seu financeiro ;)

Qualquer dúvida, pode nos chamar no chat.

Respondeu à sua pergunta?