Todas as coleções
Módulo ESTOQUE
Controle de pendências
Controle de pendências

Como controlar as pendências de documentos e veículos

KARINE MARCHETTI avatar
Escrito por KARINE MARCHETTI
Atualizado há mais de uma semana

CONTROLANDO AS PENDÊNCIAS DA SUA LOJA

Um dos maiores problemas que acontecem no dia a dia das revendas são as pendências que ocorrem no processo de compra e venda de um veículo.

Estas pendências normalmente são:

Documentação: falta do DUT, decalque de chassi, multas em aberto, cotas de IPVA em aberto, etc.

Acessórios: falta de chave cópia, manual, estepe, triângulo, etc.

A principal causa é o medo de perder um negócio e acabar deixando passar esses detalhes no momento de compra e venda.

Isto não ocorre em concessionárias e grandes grupos, pois esse pequeno deslize não tem como ser controlado em todas as unidades do grupo.

De qualquer forma, os deslizes ocorrem, com menor ou maior frequência, e precisam ser controlados para minimizar os problemas resultantes destas pendências.

Sugerimos algumas dicas que vão ajudar sua loja a controlar melhor as pendências do dia a dia.

Dica 1: Mude os processos de compra e venda 

Não entregue o veículo vendido se o da troca estiver com pendências de chave cópia, manual, estepe, triângulo, etc. Uma checklist do carro na troca ajuda bastante o processo.

Não entregue o veículo vendido se o da troca não tiver o DUT, a procuração para a loja assinar o DUT, termo de multa assinado, débitos do veículo na troca descontados na venda ou o cheque (ruim, mas melhor que nada) para pagamento dos débitos.

Dica 2: Toda pendência tem um responsável

Vendedores querem vender, mas normalmente não desejam controlar a burocracia envolvida. Faça cada um ser responsável pelo processo completo. Caso haja pendências, deixe acordado o não pagamento de comissão enquanto a pendência não estiver resolvida. Deixando isto formalizado com sua equipe de vendas, a regra estará clara para todos e as pendências tendem a diminuir.

Dica 3: Tenha um controle centralizado de todas as pendências

Centralizando o controle destas pendências, ficará mais fácil gerenciar, controlar, cobrar e resolver o quanto antes. Pode ser uma planilha no Excel. No sistema Revenda Mais, temos um módulo específico e, além disso, as pendências podem ser visualizadas dentro de cada veículo.
Veja este vídeo:

Se você tem alguma outra dica sobre como conseguiu diminuir as pendências na sua loja ou como consegue controlar melhor este grave problema, envie um e-mail para nossa equipe para que possamos aperfeiçoar ainda mais nosso sistema e para que você ajude outras lojas de veículos. Garanto que vai ajudar muitas lojas! 

Respondeu à sua pergunta?