Olá pessoal!
É natural as notas serem rejeitadas, isso pode ocorrer devido a alguma informação que deixou de ser inserida na nota no momento que ela estava sendo preenchida.
Para visualizar o motivo da rejeição basta na mesma linha dela em Nfe pesquisar, clicar em Ações -> Rejeição
Os motivos que mais fazem as notas serem rejeitadas são:
IE do Destinatário não Informada
Essa rejeição ocorre quando o destinatário da nota fiscal, tem IE (Inscrição Estadual) ativa no SINTEGRA, mas ela não foi inserida no cadastro do cliente no sistema ou no preenchimento da tela de emissão da nota fiscal.
Quando ocorrer isso, sugerimos entrar no site do SINTEGRA (http://www.sintegra.gov.br/) para conferir o IE do destinatário e depois de inutilizar a nota rejeitada, emitir ela novamente sem esquecer de inserir a IE consultada no SINTEGRA.
Operação Interestadual e UF de Destino Igual a UF de Origem
Essa rejeição ocorre quando o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) inserido na emissão da nota está incorreto. Todos os CFOP's possuem duas operações, sendo elas as estaduais e as interestaduais, a regra para utilização sempre vai ter como base o endereço do destinatário da nota, ou seja, sempre que o seu destinatário tiver residência em um Estado diferente do seu.
Para ficar fácil de identificar se o CFOP a ser utilizado é para operação Estadual ou Interestadual é só notar o primeiro número do CFOP:
Entrada Estadual começa com 1;
Entrada Interestadual começa com 2.
Ex.: Na compra de um veículo com código 1102, se o primeiro número for trocado para 2 (2102), ela automaticamente se tornará uma operação interestadual.
Esse exemplo se aplica da mesma forma nas notas de saída, só o que muda é que as saídas Estaduais começam com 5 e as Interestaduais com 6.
Quando ocorrer rejeição por esse motivo, é necessário inutilizar a nota e emitir ela novamente, sem esquecer de ajustar o CFOP conforme o endereço do seu destinatário.
CFOP Inválido para Nota Fiscal com Finalidade de Devolução de Mercadoria
Essa rejeição ocorre quando é usado um CFOP de devolução, mas a finalidade da NF-e não é marcada como devolução.
Sempre que utilizada uma configuração fiscal de devolução seja qual for estadual ou não, é necessário sempre indicar na finalidade que ela é uma nota de devolução.
Quando ocorrer rejeição por esse motivo, é necessário inutilizar a nota e emitir ela novamente, sem esquecer de ajustar a finalidade, conforme o seu CFOP.
IE do destinatário não vinculada ao CNPJ
Não habilitado como Contribuinte na UF
Essa rejeição ocorre quando a Inscrição Estadual inserida no cadastro do seu destinatário, não está no SINTEGRA, vinculado ao CNPJ dele.
O ideal é entrar no site do SINTEGRA e consultar qual é o IE que de fato consta para o cnpj do destinatário.
Feito isso é só inutilizar a nota e emitir novamente, inserindo a Inscrição Estadual correta.
Falha no Schema
Pode ocorrer que ao visualizar a rejeição da nota apareça alguma mensagem com o conteúdo falha no schema, quando isso ocorrer, é só chamar nossa equipe no chat passando o número da nota que teve essa rejeição, que vamos corrigir para você.