Trata-se de uma DICA que nos foi passado por um time de Marketing que acaba realizando as campanhas de varias lojas, como em algumas lojas este processo foi feito com sucesso e as campanhas foram aceitas pelo META decidimos compartilhar pois pode ser que ajude mais lojas a contornar este problema dado por um update por parte do META, deixo reforçado que como o método foi feito em algumas lojas não é uma certeza que funcione em todas as campanhas e contas do META, mais achamos valido compartilhar pois em alguns casos foi funcional este tipo de campanha.
Opção 1
Criar uma campanha com objetivo de “Vendas”.
Em Configuração de campanha, escolha “Campanha manual” e clique em continuar.
Em conjunto de anúncios, na seção Conversão, selecionar a opção “Apps de mensagens”
Atenção! O Pixel deve estar configurado no site e os eventos de conversão configurados corretamente.
Em meta de desempenho, selecionar “maximizar o número de conversas” ou “maximizar o número de cliques no link”. Proceda com as demais configurações de conjunto e depois de anúncio.
Opção 2
Criar uma campanha com objetivo de “Tráfego”.
Em conjunto de anúncios, na seção Conversão, selecione a opção “Site” e “Meta de desempenho: Maximizar o número de cliques no link”.
Em anúncios, na seção Destino, selecione a opção “Site” e insira o link encurtado do WhatsApp.
Atenção! Esta opção de inserir um link encurtado para o WhatsApp, pode não funcionar em algumas contas e a mensagem abaixo é informada.
Como encurtar um link usando a ferramenta Bitly.
1. Acesse o site https://bitly.com/.
2. Crie uma conta, clicando em “Sign up free”
3. Selecione a conta grátis clicando em “Get Started”
4. Após criar sua conta, clique no canto superior esquerdo em “Create new” e depois em “Link”
5. Na próxima janela, insira o link para a conversa no WhatsApp e um título para identificação. Neste exemplo usamos o link “https://wa.me/5541988889999” (substituir o ddd+telefone pelo WhatsApp da loja) e o título “WhatsApp Loja Car”.
6. Depois clique em “Create” no canto inferior direito.
7. Agora copie o link gerado ou clique em “Copy”. Esse é o link que você vai usar em anúncios, na seção Destino, na opção “Site” das suas campanhas.
Atenção!
Recentemente, enfrentamos um desafio relacionado a uma atualização no Meta, que tornou incompatível o uso da otimização de conversas, especificamente o objetivo "Maximizar o número de conversas", em conjunto com a API do WhatsApp. É importante ressaltar que sempre utilizamos a API oficial do WhatsApp do Meta e seguimos rigorosamente todas as políticas estabelecidas por eles.
Compreendemos a frustração que essa incompatibilidade pode estar causando a você. No entanto, gostaríamos de esclarecer que o problema não está diretamente ligado à API do WhatsApp em si, mas sim a uma limitação na plataforma de anúncios do Meta.
A API do WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa que possibilita às empresas se conectarem de forma eficiente e automatizada com seus clientes. Contudo, a maneira como as campanhas publicitárias são otimizadas nas plataformas de anúncios, como o Meta, pode variar e depende dos recursos específicos oferecidos por essas plataformas.
A otimização de conversas, como o objetivo "Maximizar o número de conversas", pode ser uma estratégia eficaz para engajar os usuários no WhatsApp. No entanto, nem todas as plataformas de anúncios oferecem suporte direto para essa métrica com a API do WhatsApp Business. Isso ocorre porque a API foi projetada principalmente para fornecer comunicações diretas e em conformidade com as políticas do WhatsApp, como suporte ao cliente e notificações transacionais.
Portanto, a incompatibilidade que estamos enfrentando não se deve a um erro na API do WhatsApp, mas sim a uma diferença entre a otimização de campanhas nas plataformas de anúncios e as capacidades específicas da API do WhatsApp Business.
É importante mencionar que, embora algumas campanhas ainda estejam funcionando com a otimização de conversas, é possível que com o tempo ocorram erros semelhantes devido a essa incompatibilidade.