Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesNotas Fiscais
NFE - COMO CADASTRAR UM CFOP (Configuração Fiscal)
NFE - COMO CADASTRAR UM CFOP (Configuração Fiscal)

A seguir você verá como realizar o cadastro de CFOP's para a emissão de notas fiscais no seu Revenda Mais

Michel de Brito avatar
Escrito por Michel de Brito
Atualizado há mais de um ano

Agora no Revenda Mais e possível realizar o cadastro de CFOP's, que são os códigos que ficam disponíveis para serem inseridos nas notas no momento que adicionamos os veículos nas emissões de notas.

O primeiro passo para realizar o cadastro é acessar a opção chamada CONFIGURAÇÃO FISCAL, que pode ser encontrada em Menu -> Notas Fiscais, ou então clicando AQUI!

Caso você não tenha acesso a essa opção, solicite ao usuário master da sua loja, para que o acesso seja concedido para você, caso tenha dúvidas de como fazer essa liberação de acesso, é só acompanhar o passo a passo clicando AQUI!.

Voltando ao processo de cadastro dos CFOP's, depois de acessar a opção de CONFIGURAÇÃO FISCAL. clique no botão Novo +

Em seguida você verá a tela de cadastro dos dados de descrição e número do CFOP.

Ela vai começar com a OPERAÇÃO, onde você vai definir se esse CFOP é de entrada ou saída, como por exemplo um CFOP de compra de veículo para o estoque (Entrada), ou de venda de veículo (Saída).

Em seguida, será necessário colocar a DESCRIÇÃO do CFOP, essa descrição será como ele ficará visível para seleção, dentro da tela de adição do veículo.

Depois, insira o código do CFOP que está cadastrando

Depois, a Natureza de Operação

A ORIGEM DA MERCADORIA, que geralmente será o 0 (origem nacional)

Quando se tratar dos cadastros de CFOP's de operação INTERESTADUAL, onde não deve ser gerado automaticamente o DIFAL segundo a tabela nacional do DIFAL, você pode deixar marcada a opção NÃO UTILIZAR ICMS DA TABELA INTERESTADUAL.

Essa opção vai permitir que cálculo não seja automático, para você mesmo inserir esses valores no momento de emissão da nota

Por fim, no campo abaixo de mensagem, é possível definir uma mensagem padrão para sair nos DADOS ADICIONAIS DAS NOTAS, sempre que usar o CFOP que você está cadastrando.

Por fim vamos configurar os impostos que esse CFOP deverá gerar automaticamente no processo de emissão nos veículos do estoque, para isso clique em IMPOSTOS no alto da tela.

Nessa aba, vamos definir como será calculado o ICMS, IPI, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL, lembrando que o IRPJ e CSLL não são destacados na nota fiscal, e ficam apenas calculados para que fique constando no sistema, o quanto a nota feita impactará nesses dois impostos quando o contador fizer a dedução deles.

No primeiro campo, o TIPO, vamos definir o regime de, onde para o PRESUMIDO e REAL, deixaremos a opção NORMAL

E para a SIMPLES NACIONAL, deixaremos marcada a opção SIMPLES

Quando escolhermos o Regime Simples, será necessário apenas marcar qual é o CSOSN, sem necessitar o restante dos impostos, isso porque a apuração do Simples Nacional não faz com que seja necessário destacar os impostos de ICMS, PIS e COFINS nas notas.

Assim sendo, depois de selecionar o CSOSN, apenas clique em salvar no fim da tela.

Se sua loja faz parte do Regime PRESUMIDO ou REAL, pule o campo de Cód Simples Nacional.

Insira o CST do ICMS que está cadastrando

Em seguida insira como esse ICMS será calculado em sua Revenda, no campo TIPO DE BASE DE CÁLCULO

No sistema você terá 2 opções:

VALOR DE VENDA: Onde o valor base para tributação será o valor total da nota, que é o campo de valor do veículo no sistema

LUCRO POSITIVO: Aqui o valor base a ser tributado será a diferença entre o valor do veículo (Valor de venda) e o valor de entrada, a diferença entre os dois será usado no cálculo dos impostos. Exemplificando na imagem a seguir, se o valor de entrada é 25 e o valor do veículo é de 100 em uma nota de venda, logo o valor que será usado como base tributável é o 75.

Em seguida você poderá configurar o IPI - inserindio o seu CST

E como ele será calculado

Caso esse imposto não seja calculado para esse CFOP, é só deixar os campos sem preenchimento, inserindo apenas o seu código no primeiro campo

Em seguida temos o PIS e COFINS, em ambos você vai configurar de maneira parecida, inserindo o CST

E como ele deve ser calculado na opção de TIPO DE BASE DE CÁLCULO -

No sistema você vai ter 3 opções:

VALOR DE VENDA: Onde o valor base para tributação será o valor total da nota, que é o campo de valor do veículo no sistema.

LUCRO POSITIVO: Aqui o valor base a ser tributado será a diferença entre o valor do veículo (Valor de venda) e o valor de entrada, a diferença entre os dois será usado no cálculo dos impostos

E por fim o LUCRO POSITIVO - ICMS: Esse se baseará na diferença entre o valor do veículo (Valor de venda) e o valor de entrada, só que no fim, ainda terá o valor do ICMS destacado na nota subtraído dessa diferença. Tomando como exemplo a diferença do valor de entrada pelo valor da venda dando 75 reais, e na nota destacar 10 reais de ICMS, esses 10 reais serão subtraídos dos 75 reais que ficaram da diferença do valor de venda pelo valor de entrada, logo o valor base será de 65 reais.

Para finalizar a configuração de imposto do CFOP, temos os imposto de IRPJ e CSLL.

Esses impostos não são destacados nas notas fiscais, o intuito de colocar eles aqui é para que seja possível o sistema calcular como a nota emitida vai impactar esses impostos quando eles forem recolhidos, e também para que fique constando nos custos do carro.

Em ambos será necessário apenas inserir o PERCENTUAL (que tomara como base a diferença do valor de entrada pelo valor de venda)

E a ALÍQUOTA, será o quanto será tributável em cima do percentual definido para o imposto, exemplo, se na nota a diferença do valor de venda pelo da entrada dá 100 reais, e o percentual é definido como 10%, logo o valor a ser tributado na nota é de 10 reais, esses 10 reais serão o valor tributável da nota, que será submetido a alíquota.

Por fim é só SALVAR

Dúvidas, ficamos à disposição 😁

Respondeu à sua pergunta?